Time Out Lisboa review by Jose Carlos Fernandes


Hairybones – Snakelust (CF 252)
*****
O CD começa a rodar e logo se é assaltado pelo tipo de paroxismo sonoro que por vezes ocorre, durante alguns segundos, no clímax final de uma música. 13 minutos depois a intensidade do início não dá sinais de fraquejar e começa a temer-se pela saúde dos músicos e pelo relacionamento com a vizinhança. Vem então uma acalmia – em que o baixo e a bateria mantêm uma tensão ameaçadora – e finalmente uma trégua (relativa), só com saxofone e trompete. Por volta dos 20’, recomeça o fervilhar e com a reentrada do baixo, regressa a fúria cega do início. No final, o turbilhão desvanece-se, gradualmente, e saxofone e trompete ficam sós numa pungente elegia – quem só ouça os segundos finais será incapaz de adivinhar o tumulto que reinou antes.

O registo do concerto dos Hairybones no Jazz em Agosto de 2011 compõe-se de uma única faixa e é o segundo CD no circuito comercial deste quarteto que une o alemão Peter Brötzmann (sax, clarinete, tarogato) ao japonês Toshinori Kondo (trompete), um veterano que há muito colabora com Brötzmann (nomeadamente no quarteto Die Like A Dog), ao italiano Massimo Pupillo (baixo eléctrico), membro dos Zu e dos Dimension X, e ao sueco Paal Nilssen-Love (bateria), motor dos The Thing e dos Atomic e parceiro em múltiplos projectos de Ken Vandermark e Brötzmann.

O sax cospe linhas serpenteantes de veneno, a trompete processada soa como uma criatura maligna do espaço sideral, o baixo com distorção é uma máquina trituradora de apetite insaciável, a bateria desfere golpes como um pugilista ensandecido. Talvez seja necessário algum masoquismo, mas ser sovado durante 53’ pode ser uma experiência sublime.

0 Comments

Add yours
  1. 2
    Needleless Acupuncture

    This is the right website for anybody who would like to find out about this topic.
    You understand a whole lot its almost hard to argue with you (not that I
    actually will need to…HaHa). You certainly put a new spin on a subject that has been discussed for decades.
    Great stuff, just excellent!

+ Leave a Comment